Error, no group ID set! Check your syntax!

Você sabe como utilizar pedais de Efeitos?



Você sabe como utilizar pedais de Efeitos?

Os pedais de efeitos são utilizados por muitos músicos, e existem vários aparelhos para deixar o som de seu instrumento mais interessante, para você e para os ouvintes. Veja alguns dos efeitos que você pode utilizar.

Distorção

Esse pedal é mais utilizados por guitarristas de metal, hard core, hard rock e grunge, pois ele elimina sons agudos mais agudos, e sons graves mais graves, deixando assim a saturação do som mais dura e pesada, que gera um efeito de distorção, como o próprio nome já diz. Muito utilizado em solos, pois ele dá um certo sustain (sustentar o ar) para o guitarrista. Bandas como Pearl Jam, Guns n’ Roses e AC/DC utilizam este pedal.

Overdrive

Muitas vezes confundido com o Distorção, ele cria uma saturação leve e natural de um amplificador, causando assim pouca alteração no som, é um pouco parecido com o distorção mas seu efeito é bem mais leve, mais clean. Muitas vezes o próprio amplificador gera um efeito Overdrive, quando se aumenta muito o volume.

Chorus

Este efeito deixa a impressão no ouvinte de que há dois instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo, pois ele atrasa o sinal do som que tem uma leve alteração em sua afinação, e o soma ao som que esta sendo tocado. O efeito deste aparelho faz com que sua guitarra fique similar a um violão de 12 cordas.

Flanger

O efeito flanger é parecido ao efeito chorus, mas o sinal é atrasado por um período menor de tempo, e não tem alteração alguma ao seu som original. Seu som soa como o som de uma turbina de avião.

Delay

Este efeito atrasa o sinal do som, pode ser utilizado para dar profundidade ou criar um efeito elegante. Basicamente ele reproduz o mesmo som que você fez com a guitarra (um eco).

Reverb

O reberb é como um simulador de ondas sonoras no ambiente, que são utilizados de acordo com o tipo de música e ambiente que você gostaria que ele estivesse. Este efeito é mais utilizado para mixagem, por exemplo: quando se quer deixar um tom mais longo, simule um ambiente maior.

Existem vários tipos de pedais, e você pode conectar vários deles ao mesmo instrumento. Mas quando fizer isso, vai aí uma dica: utilize cabos pequenos! Além de eles reduzirem as imperfeições, vai te ajudar com os problemas dos cabos enrolados!

Onde encontrar?

Você pode encontrar os Pedais ou Pedaleiras que mais atendem o seu gosto na Mundomax!

Acesse e confira: http://www.mundomax.com.br/instrumentos-musicais/pedais-e-pedaleiras


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



One Response to Você sabe como utilizar pedais de Efeitos?

  1. Dinho says:

    Tenho pesquisado bastante nos últimos meses sobre pedais, madeiras, falantes, etc.

    Achei um video bom sobre som de guitarra. Tem informações que são difíceis de encontrar. Tá em inglês:

    https://www.youtube.com/watch?v=gdHPKrkVYug

    falou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Você sabe como utilizar pedais de Efeitos?