Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos

Publicado em junho 10th, 2013 | por Mundobends

6

Violão Yamaha CPX-1000 Profissional no Limite (Release)



Violão Yamaha CPX-1000 Profissional no Limite (Release) Mundobends
Construção
Captação
Acessórios Inclusos
Sonoridade

Conclusão: Um violão que impressiona na sua construção e acabamento. E o resultado final é timbre plugado extremamente rico, com diversas opções de regulagens. Profissional no limite.

4.5

Impressionante


Avaliação do Usuário: 2.3 (21 votos)

Para mim o Yamaha CPX-1000 é um violão para você “sentar a mão” e “usar sem dó”. Um violão de extremo nível profissional, ideal para aguentar a bateria angustiante de um músico que está na estrada. A construção e a parte elétrica deste violão Yamaha são super robustas, ótimo para aguentar horas de estudo, transporte de lá para cá, viagens longas e manter-se afinadinho e regulado quando você estiver no palco. Recomendamos.

Já sabemos que a marca Yamaha, em se tratando de violões, é sempre uma opção assertiva. Os instrumentos são sempre muito bem feitos, trastes alinhados, braço regulado, cordas baixas, tarraxas estáveis, peças firmes, captação impecável… é um luxo tocar em um violão Yamaha, ainda mais este que é o CPX1000.

Bem, o Yamaha CPX 1000 é um modelo Jumbo-Médio, ou seja ele não é tão grande como aqueles “jumbões” do Rock Clássico, como o Gibson J-200 por exemplo, e é também mais leve. Um alívio para quem toca de pé por horas e precisa de um violão com timbre encorpado, ressoante e brilhante. A sua estrutura de suporte em X não recortada assegura uma tonalidade poderosa, mas controlada, que permite extrair do violão um som acústico forte, ao mesmo tempo em que mantém a clareza sonora necessária à utilização em palco.

yamaha cpx1000

Captação do Yamaha CPX-1000

yamaha system 63 srtA captação é composta pelo atual sistema de Pré-Amp “System 63 SRT”, esta linha SRT busca, literalmente, o som acústico do violão. Sempre em gravações de estúdio utiliza-se microfones para captação do áudio perfeito e acústica do instrumento para a gravação, e é isto que este sistema busca fazer, a Yamaha espalhou 3 microfones de contado dentro do violão, colados ao tampo, e isto, de uma maneira surpreendente, capta todas as nuances do som do instrumento. É realmente fantástico a qualidade sonora deste violão plugado.

São três microfones. Na foto ao lado dá para ver um seletor “TYPE” com três opções:

Type 1: Neumann U67 – Condensador vintage, com grande diafragma, conhecido pela vasta gama de frequências e resposta dinâmica. Excelente para qualquer estilo musical, principalmente para bases e “batidas”, e é igualmente recomendado mesmo para bases graves de Rock.

Type 2: Neumann KM56 – Condensador vintage, com diafragma pequeno, conhecido pelo som suave, preciso e detalhes delicados amplificados. Recomendadíssimo para arpejos, dedilhados e solos.

Type 3: Royer R-122 – Microfone super moderno conhecido por sua resposta precisa, com tonalidades mais graves e  médios quentes. Ele suaviza o dedilhado duro, comprimindo um pouco o brilho. Ideal para Jazz e Blues.

Outros detalhes

Violão eletro-acústico, corpo jumbo, cutway, tampo sólido em spruce, corpo em flamed maple, braço em nato, escala e ponte em ebony, Pré-Amp System 63 SRT way com afinador.

 

Quem usa por aqui?

Edu FalaschiEdu Falaschi

Edu Falaschi é oriundo de uma família de músicos não-profissionais e desde cedo já tinha a musicalidade em sua vida. O primeiro violão ganhou de presente aos 14 anos e não parou mais.
Passou por diversas bandas, tanto como instrumentista, como produtor, Falaschi teve real destaque nos vocais do Mitrium, banda famosa no rock brasileiro na década de 90. A participação no grupo gerou até o convite para participar da seleção do substituto de Bruce Dickinson no Iron Maiden

FrejatFrejat

Roberto Frejat é, sem dúvida, uma das personalidades mais marcantes do cenário pop/rock brasileiro. Em 1981,formou o Barão Vermelho. Quatro anos mais tarde, além de guitarrista, passaria a ser também o vocalista da banda. Nestes 20 anos de carreira e 13 álbuns, Frejat inscreveu sucessos incontestáveis na história do rock brasileiro: “Pro dia nascer feliz”, “Bete Balanço”, “Todo amor que houver nessa vida”, “Por que a gente é assim”, “Pedra, flor e espinho”, “O poeta está vivo”, “Pense e Dance” e “Por você”.

Renato RochaRenato Rocha

Renato Rocha é guitarrista do Detonautas Roque Clube. Um grupo que se formou no inusitado campo virtual da Internet, batalhou e adquiriu experiência nas garagens do rock underground, e hoje, dia após dia, show após show, disco após disco, se firma como um dos maiores e melhores no cenário nacional. Uma banda que produz um rock atual, numa química perfeita entre sinceridade e atitude, e que, com muito trabalho e determinação, conquista seu espaço e transmite sua mensagem.

Zeca BaleiroZeca Baleiro

“Os instrumentos da Yamaha são muito bons, além de serem duros na queda e resistentes entre uma viagem e outra. A Yamaha tem sido uma parceira, sempre apóia meus projetos, como o Baile do Baleiro. Muitos artistas já tocaram meu violão, como o Luiz Melodia, a Beth Carvalho e o Odair José. Como levianamente prometi um instrumento para eles já que gostaram tanto de tocar, será que violão de presente para colegas músicos tem desconto (risos)?”. Zeca Baleiro

Tags: , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



6 Responses to Violão Yamaha CPX-1000 Profissional no Limite (Release)

  1. Douglas says:

    Meu sonho de consumo! Deus ainda há de me dar esse presente. huehuehuiehe

    • Essie says:

      I would love to include the Sangenic Nappy Disposal System. It is not only essential to have when our baby arrives in April but it is also great because of its space-saving and design and it is hygienic. With this, I wo1&2nl#8du7;t worry about germs and odour accumulating.A great way to protect our growing family. -Vannedith Villo-Nario

  2. MOACYR BORGES DE ALMEIDA says:

    Sou fã dos violões yamaha, gostaria muito de receber informações detalhadas sobre ass novidades.

  3. tenho 59 anos, toco desde 15 anos, mas o meu violão é o rei dos violôes de cavia de madeira ainda, não de tarrachas blindadas como hoje.preciso economizar muito para obter um yamaha cpx 1000. profissional, pois sou aposentado por invalidez, não ando:e recebo $780.00 o salário mínimo, mas quem sabe um dia, sempre na vida tem natal e ano nôvo.

  4. Marcos ghislandi says:

    Tenho um CPX 1000, saberia me dizer qual tensão é a corda dele. Queria um pouco mais macio para tocar.

  5. ITACIR FACHIN says:

    PRECISO SABER O PREÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Violão Yamaha CPX-1000 Profissional no Limite (Release)