Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos

Publicado em novembro 10th, 2014 | por Mundobends

1

Tipos de Saxofones



O Saxofone foi inventando em 1841 por Adolphe Antoine Joseph Sax, exibido pela primeira vez em 1844 na “Paris Industrial Exibicion”, e patenteado em 1846.

Apesar de ser fabricado em metal, o saxofone genericamente pertencente à família das madeiras, uma vez que a emissão do som se faz através da vibração de uma palheta simples (normalmente de bambu) presa numa boquilha semelhante à do clarinete e a articulação dos vários graus tonais se faz através da utilização de um mecanismo de chaves semelhante ao da flauta transversal.

Existem 14 variações de modelos de Saxofones, porém os saxofones mais usados são: Soprano, alto, tenor e barítono.

saxofones

Possui 26 orifícios acionados por 23 chaves, com sapatilhas de couro ou outro material similar. O formato é praticamente idêntico a todos, sendo de forma similar a um cachimbo ou ainda reto.

  • Saxofone Soprano – É o integrante mais agudo do quarteto de saxofones clássico. Afinado em B♭. Há também sopranos afinados em C, mas são muito raros. O tradicional é o de corpo reto, mas há também sopranos curvos.
  • Saxofone Alto – Um dos tipos mais comuns de saxofone. De registro médio-agudo. É afinado em E♭.
  • Saxofone Tenor – Também é um instrumento muito comum. Tem registro médio-grave. Afinado em B♭. Há também os afinados em C.
  • Saxofone Barítono – É o integrante mais grave do quarteto de saxofones clássico. Afinado em E♭. É comum encontrar barítonos com uma nota a mais para o grave (A grave, que soa C), recurso raramente encontrado em saxofones mais agudos.

Onde encontrar?

Existem várias opções de modelos e marcas de saxofones. Acesse o site da Mundomax e escolha o seu.

Fonte: falamedemusica/ fupg/ musicaeadoracao

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



One Response to Tipos de Saxofones

  1. Carlos Cleber Moura Braga says:

    Bastante informativo. 04 tipos diferentes de sax. Meu filho tem 14 anos e está iniciando os estudos para tocar sax. Irá tocar Sax Alto. Um abraco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Tipos de Saxofones