Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos sequencia de pedais

Publicado em julho 1st, 2013 | por Mundobends

3

Qual sequência colocar os Pedais no Pedalboard?



ordem dos pedaisVocê sabia que a sequência dos pedais em um set, conhecida também como “cadência de pedais”, influência diretamente no som da sua guitarra, tanto na qualidade do timbre, na quantidade de chiadeira, no volume e consequentemente na sua performance como guitarrista? Pois é, isso é a mais pura verdade. Mas existem técnicas de sequência que vão te ajudar a tirar o máximo de seus pedais compactos de efeito.

Não existem regras, o que o Gustavo Guerra e a Boss indicam, são realmente dicas, não é lei. No fim os seus testes vão valer muito mais. Sabe-se que jamais, e eu digo “jamais” novamente, uma pedaleira vai substituir o efeito original de um pedal analógico. Por melhor que sejam os processadores digitais da Boss, da Line 6 e outras marcas, uma pedaleira nunca substituirá uma boa sequência de pedais compactos analógicos plugados em um Amplificador valvulado. O som puro do analógico, a vitalidade do efeito só é sentida neste tipo de equipamento. Por isso a forma com que você posiciona seus pedais vai dar, além de dinâmica, uma experiência sonora fascinante.

Dicas de Gustavo: Como posicionar seus pedais na cadência?

Para quem acabou de chegar de Marte e não conhece o Gustavo Guerra, ele é certamente um dos “guitarristas monstros”. É enderser de diversas marcas como Giannini, Condor, Santo Ângelo, Landscape… e muitas outras. O cara deu algumas dicas muito interessante, são dois vídeos. Vale a pena conferir.

Dica da BOSS para a melhor sequência de pedais

Já sabemos que a BOSS é uma das maiores fabricantes de unidades de efeitos do planeta. Não vamos entrar no mérito de melhor ou pior, ou da qualidade dos seus pedais, mas vamos respeitar a opinião dos caras, já  que eles são especialistas no assunto. Não é sempre que temos dicas tão descaradas de um fabricante, isto é um luxo. E vamos aproveitar ao máximo as dicas. Vamos lá:

sequencia de pedais compactos

Antes de qualquer coisa é bom entender que, na ligação dos pedais, a qualidade dos cabos também influência no timbre final. Isso sem contar com os amplificadores de estudo que naturalmente “matam” algumas frequências, às vezes imperceptíveis, e, por favor, mantenha sua guitarra sempre com cordas novas, nada de ferver ou usar cordas oxidadas, cordas velhas tiram todo o brilho da sua guitarra. Lembre-se que: Nenhum pedal consegue salvar um amplificador que tem deficiência de graves, excesso de agudos e etc.

As maiores dúvidas

pedal wah wahVamos começar pelo mais comentado, e pela dúvida mais procurada: O Wah-Wah. Um pedal de wah-wah, conhecido como pedal de expressão, pode ser colocado tanto logo após a guitarra, como logo após os drivers e distorções, vai depender do que você quer como resultado final. Colocando-o logo após a guitarra (posição 1), o ruído gerado será menor e o pedal fará a leitura do som direto da guitarra, sem passar por efeitos que alteram o timbre original do instrumento. Esta opção gera timbres mais “vintage” de wah-wah, bastante utilizados por “Bluseiros”. Colocar o wah-wah logo após as distorções fará com que seu setup tenha mais ruídos quando os dois efeitos estiverem ligados, porém, o efeito final de wah com distorção será mais radical do que na posição 1, é muito utilizado no Hard Rock.

O chorus também ocupa duas posições preferidas pelos guitarristas, a primeira e mais óbvia é após as distorções, e a segunda não muito conhecida, é colocar o pedal de chorus após o delay. Nesta posição, o timbre final da soma do efeito de Delay e chorus é um pouco mais rica, porém com o chorus “fora do alcance do noise suppressor”, os ruídos podem aumentar. Por essa e por outras, você certamente já viu muito guitarrista usanto 2 ou até 3 pedais de chorus ligados no mesmo set.

Um pedal polêmico é o tal do equalizador, que em 90% dos sets é um “elefante branco”, já que o cidadão o máximo que faz com ele é colocar o famoso sorriso no gráfico do pedal, é lamentável. Mas, bem, este pode vir praticamente em qualquer lugar na ordem dos pedais, porém, o local preferido pelos guitarristas é logo após a distorção, para poder proporcionar um segundo timbre de distorção, isso é legal por que dá para utilizar o pedal como um “booster”na hora de solos e passagens que exigem mais volume ou  um timbre mais “gritante” da sua guitarra.

Por último mas não menos importante vem os pedais de volume. Existem duas opções para esse pedal. Quando colocado logo após a guitarra ele funciona como o próprio potenciômetro de volume da guitarra e serve para deixar o guitarrista com as mãos livres na hora de controlar o volume de saída da guitarra. Neste caso utilize sempre pedais de alta impedância. Quando colocado entre pedais ou no final da cadeia de pedais, ele passa a controlar o timbre final gerado pelos efeitos. Neste caso utilize pedais de baixa impedância. Colocando o pedal de volume antes de tudo você irá influir diretamente na resposta dos pedais de distorção e overdrive, que funcionam baseados no sinal de entrada do pedal. Colocando o pedal de volume após os pedais, você terá controle do volume final do timbre, sem alterar a resposta dos seus pedais de drive e distorção.

pedalboard

A única regra mais rígida que temos em relação a ligação dos pedais é a que fala sobre oitavadores, harmonizers e pitch shifters. Estes pedais precisam “ler” o som puro da guitarra para gerar outras notas (oitavas, terças, quintas e etc). Portanto, é aconselhável ligá-los antes de todos os outros pedais, para garantir que as notas adicionais sejam criadas com precisão.

Para os demais efeitos, a figura da BOSS citada lá em cima é bastante explicativa, lembrando que esta é apenas uma das inúmeras possibilidades de conexão de pedais. Você e seus ouvidos é que irão decidir como ligá-los.

Valeu, espero que tenham gostado novamente. Até a próxima, não esqueça de curtir.

 

Tags: , , , , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



3 Responses to Qual sequência colocar os Pedais no Pedalboard?

  1. Johng827 says:

    what are some really good and popular websites for blogging? ?? . befbfcdkdffd

  2. Leofx says:

    Boa tarde, então o lance do Hamonist ficaria GUITARRA => HAMONIST=>DISTORÇÃO=>DELEY=>FLANGER=>TREMOLO=>AFINADOR=>AMPLIFICADOR ?

    • Saulo says:

      guitarra->afinador(n vai inteferir no sinal)->oitavador->distorção->modulações(flanger,chorus,tremolo,univibe,etc)->delay->reverb->amp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Qual sequência colocar os Pedais no Pedalboard?