Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos viola caipira

Publicado em junho 13th, 2013 | por Mundobends

7

O que é uma Viola Caipira? Como escolher?



violeiro viola caipiraA Viola Caipira é certamente o instrumento mais brasileiro de todos. E ao contrário do que todo mundo acha, a viola caipira não é um instrumento apenas para a música sertaneja de raiz ou popular interiorana. A viola é um instrumento bem versátil e é um símbolo da música brasileira.

O instrumento tem uma origem portuguesa sim, inspirada inclusive no típico instrumento árabe o Alaúde. Quando estas violas portuguesas chegaram no país, trazidas principalmente pelos jesuítas, os caboclos, inspirados neste instrumento criaram, com madeiras simples, as primeiras violas caipiras brasileiras. Inclusive, até hoje, em muitos lugares, o instrumento ainda é chamado de viola cabocla.

A Afinação

Primeiramente vamos entender o instrumento. A viola caipira possui 10 cordas em 5 pares. Ela é um instrumento “Open Tuning”, ou seja, ela tem uma afinação aberta, e ao tocá-la com as cordas soltas, já se soa um acorde maior.

viola caipira rozini tiao carreiro

A afinação é algo muito pessoal, e vários músicos utilizam suas próprias afinações para determinadas músicas ou ritmos. Mas, de um modo geral, temos duas afinações padrões: Cebolão e Rio-Abaixo.

A Cebolão pode ser feita em Mi maior ou Ré maior, dependendo da conveniência do violeiro. A Rio-Abaixo é feita em Sol Maior.

Caso você você procura a mais comum de todas, que se dá para utilizar em 90% das músicas caipiras e de raiz, tocada principalmente em Goiás, Minas e interior de São Paulo é realmente a Cebolão em Mi Maior. Apesar de que na música moderna a afinação em Ré tem sido cada vez mais utilizada, pelo toque suave e diminuição de “estouros” das cordas.

Sugerimos que todos os violeiros experimentem várias afinações, pré-definidas ou não, de forma a melhorarem sempre o seu toque.

Na tabela abaixo apresentamos algumas afinações mais utilizadas:

Cebolão D Cebolão E Boiadeira Rio Abaixo Natural
5º par A B G G A
4º par D E D D D
3º par F# G# F# G G
2º par A B A B B
1º par D E D D E

 

Dicas, Técnicas e um 1º exercício

Este vídeo é bem interessante por que o instrutor do TV Cifras, o sr.Daniel Miranda, além de dar uma introdução sobre a viola, passar a afinação Cebolão em Mi Maior, ele passa alguns truques e um primeiro exercício para você que está começando na viola caipira.

viola caipira gianniniComo Escolher e Comprar sua Viola

Escolher uma boa viola caipira, isso para quem quer comprar uma para aprender e tocar em casa, não é assim tão complicado. O erro comum é comprar violas de baixíssima qualidade, e que não ofereçam suporte ao aprendizado.

Normalmente um violeiro iniciante não quer e nem tem o interesse de investir em uma viola caipira de luthier ou em uma viola Tião Carreiro. Por isso indico sempre duas marcas de violas “boas e baratas”, para não errar: Giannini e Rozini.

Não tem erro estas duas marcas fabricam seus instrumentos com madeira de verdade, as violas vem pré-reguladas e boa sonoridade. Existem sim outras marcas bacanas e baixo investimento, mas as que nós colocamos a mão no fogo são estas duas.

a arte de pentear viola

Dica Livro: A Arte de Pontear Viola

“A Arte de Pontear Viola” é um livro de Roberto Corrêa e é inteiramente voltado ao instrumento. É um livro que super indico para quem está começando no instrumento.

O livro tem uma das mais completas e amplas pesquisa já publicada no Brasil sobre a viola e a sua música. Traz um Método completo para o ensino e aprendizagem da viola, para iniciantes e iniciados. Apresenta todas as lições em Partitura, Tablatura e Áudio. Acompanha CD com todas as lições gravadas. Possui 259 páginas, com ilustrações e mais de 50 fotografias. Vale realmente a pena.

Bem, hoje ficamos por aqui. Espero que tenham gostado da matéria, até a próxima.

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



7 Responses to O que é uma Viola Caipira? Como escolher?

  1. Bom dia. Antes de tudo obrigado por postarem meu vídeo no Tv Cifras no presente artigo. Além de instrumentista, sou pesquisador e vivi como musico 9 anos na Europa. Vocês estariam interessados em artigos escritos por mim? Cordialmente;

    Daniel Miranda.

  2. José Maria Mageste Julião says:

    Olá amigo. Sempre tive paixão pela música caipira, e depois de muitos anos só ouvindo estou decido à apreender a tocar viola . Não tenho nenhuma experiência em nenhum instrumento musical. Já até encomendei uma viola. Vou visitar mais vezes este site. Espero bons resultados. abços, Zé.

  3. Jorge Luiz says:

    Muito bom os comentários.

  4. Nelson santos says:

    Gostaria de receber informes sobre o assunto.

  5. André says:

    eu não coloco minha mão no fogo pela giannini não ,já tive um violão desta marca e quase quebrei ele de tanta raiva ,era um belo violão mini jumbo mas oque tinha de bonito tinha de ruim sorte que meu irmão estava se casando então dei ele de presente , agora sobre a rozini eu não posso falar pois nunca tive instrumento desta marca ,comprei uma viola rozini modelo clássica rv 155 mas ainda não chegou espero não me arrepender

  6. Reginaldo says:

    Olá, comecei a apreciar viola na época da novela Pantanal, vendo Almir Sater tocar e me apaixonei pelo instrumento. Aprendi o que sei praticamente sozinho e hoje toco um pouco de cada afinação, ou seja, em cebolão E, cebolão D e rio abaixo. A viola caipira tem 10 cordas e muitos confundem como viola o violão de 12 cordas, mas o timbre é diferente. Alguns até arriscam afinar o violão de 12 como viola. Fica semelhante, mas é o que comentei anteriormente. O timbre é diferente. Espero ter esclarecido. Abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
O que é uma Viola Caipira? Como escolher?