Error, no group ID set! Check your syntax!

Modelos de Violão – Qual violão devo comprar?

Folk, jumbo, clássico, nylon, com ou sem cutway, flat, mini-jumbo, silent, dreadnought, aço, ovation, acústico, grand auditórium, grand concert, semi-flat, elétrico… são muitos os modelos de violão. Preparamos umas dicas com os modelos mais populares, para você escolher o certo para a sua necessidade.

Clássico com cordas de nylon Este é sem dúvida o modelo de violão mais vendido do mundo, isso porque possui um custo baixo, é macio, leve e oferece um fácil aprendizado. Eles são universalmente indicados para iniciantes ou quem quer um violão para tocar em casa e na roda com os amigos.

Violão Folk Possui o timbre encorpado, ideal para bases, ele é muito utilizado na música sertaneja, blues e principalmente nos acústicos de mpb e pop/rock. Um violão folk é normalmente elétrico e com cordas de aço, é ideal para apresentações ao vivo, seja em igrejas, bares ou palco.

Jumbo Os jumbos são os violões que estão em alta atualmente, principalmente com a popularização dos Takamines e o constante uso deste modelo de violão na música nacional. O jumbo é aquele violão que alguns chamam de “caixotão”. Ele possui o timbre mais brilhante do que o folk, o que proporciona solos com som mais envolvente, apesar do seu timbre menos encorpado em bases, ele é um violão versátil e com um som envolvente.

Violão doze cordas Com a onda de shows acústicos, ganhou mais popularidade. Possui timbre encorpado que proporciona uma base marcante. Para solo, causa um efeito de 2 violões. Ele é indicado para músicos intermediários e avançados, por ter uma tocabilidade pesada.

Flat e semi-flat Os Flats são aqueles violões mais finos, comumente usados em MPB, músicos eruditos e profissionais. Porém, com a chegada de violões flats mais baratos e a sua popularização, você encontra muitos músicos com violões flats nos bares, nas igrejas, em duplas sertanejas… São violões normalmente com cordas de nylon, os timbre destes violões é suave, dependendo da equalização que você faça, eles podem ser estridentes com muito brilho, possuir médios fortes ou até graves profundos . O semi-flat possui a lateral um pouco mais larga que os tradicionais flats.

Violões Mini-Jumbo Os violões mini-jumbo possuem o desenho de um violão jumbo, porém com medidas menores (de corpo e largura). O timbre é bem brilhante e mais contido, são violões mais leves e confortáveis, ideais para tocar ao vivo, de pé.