Error, no group ID set! Check your syntax!

Mais Dicas Para Comprar Sua Primeira Guitarra

dicas de guitarraNa hora de comprar a primeira guitarra é sempre aquela novela, o iniciante, ou o pai dele, chega na loja ou no site (no caso de lojas virtuais), vê 7.750,33 guitarras, todas meio parecidas… e fica, a partir daí, sem rumo nenhum. Normalmente acaba fechando o olho e escolhendo qualquer uma. Por isso hoje vamos dar umas dicas para você escolher sua guitarra iniciante com um pouco mais de conceito na sua cabeça. Vamos lá

Parte Elétrica

Potenciômetros e chaves com ruídos quando manuseados, indicam sujeira nos componentes. Isto não é um problema irreparável, ao contrário, quase sempre de fácil solução, porém, se puder ser evitado melhor. Isso pode ser resolvido também, se você optar por não comprar guitarra usada.

Quanto aos captadores, embora sejam fundamentais, não precisa se descabelar por causa deles. Se comprar bem sua guitarra no geral, com boas madeiras, com o tempo, você sentirá a necessidade de trocar os caps, mas vai levar algum tempo, até lá você já terá tido tempo de juntar uma graninha para comprá-los, ou trocar a guita mesmo.

Quer uma dica? Se você pretende comprar uma guitarra barata, de baixo investimento, opte por marcas conhecidas. Marcas como Giannini, Tagima, Shelter, Squier, Eagle… você encontra produtos de média e boa qualidade por preços interessantes.

Corpo

guitarra construcaoQuando for comprar uma guitarra, verifique nas especificações técnicas que geralmente acompanham o produto, o tipo de madeira a qual é feito o corpo do instrumento. As mais nobres são normalmente mais caras e na maioria das vezes proporcionam timbres melhores.

Dentre elas destacamos como mais comuns: Alder, Ash, Maple, Mogno, Cedro… A madeira de Basswood é bem popular entre guitarras mais baratas, e de um modo geral é uma madeira de boa qualidade, porém, devido a famosa “produção chinesa em série”, muitas vezes esta madeira acaba indo um pouco verde, sem métodos de secagem adequados, o que vai prejudicar o timbre e o tempo útil da guita. Mas, o que você deve fugir é dos compensados, tipos de MDF, normalmente quando é assim, as marcas nem divulgam o tipo da madeira da guitarra. Pois bem, fuja delas.

Braço

guitarra dicasA madeira do braço que mais se encontra é Maple e Mogno, com escalas em Rosewood, Maple, Jacarandá e ébano. Todos esses materiais são bons para a fabricação de braços. A escolha se dá, em sua maioria, pelo aspecto visual e construção (largura, comprimento, espessura, conforto que proporciona) e gosto.

Mas quanto a conforto e tocabilidade, tudo pode ser resolvido. Quando você comprar sua guitarra, se for nova, virá com regulagem de fábrica. O ideal aqui é sempre levar para um Luthier dar uma olhada no instrumento e deixar ele reguladinho para você.

Muitos guitarristas já querem começar comprando uma Ibanez, uma Fender ou uma Gibson, mas não se preocupe tanto com a marca, nem com o status da guitarra (claro que uma marca muito ruim não preencherá os requisitos ditos acima), e sim com o que é necessário para você entrar bem, neste infinito mundo das guitarras. Se você, mais tarde, sentir necessidade de uma ponte flutuante, uma guitarra mais profissional, tarraxas mais firmes, captadores melhores, um corpo mais confortável, timbres diferentes, significa que você esgotou os recursos da sua “guitarra iniciante”, e está à procura de novos horizontes. E a guitarra “iniciante e barata” cumpriu seu papel e por usar bem sua modesta verba se poupou de “dores de cabeça” desnecessárias para aquela fase.

Boa sorte.

[print-button]