Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos

Publicado em setembro 15th, 2014 | por Mundobends

0

Cuidados para manter sua Voz Saudável



Cantores, professores, palestrantes, telefonistas e áreas afins, não podem nem pensar em ficar rouco, sem voz, ou sentir algum encomodo.

Aliás, a voz é muito importante para qualquer pessoa, segundo o pesquisador Norman Hogikyan: “A sua voz é o seu embaixador para o mundo exterior.” “Ela retrata sua personalidade e emoções. As pessoas fazem avaliações sobre você com base em sua voz. Problemas com a voz também podem ter um tremendo impacto sobre sua vida”.

Para isso alguns cuidados são muito importantes para uma boa saúde vocal.

Mas então o que fazer para manter a voz saudável?

Hidrate-se

beber_agua

Beba bastante água, de preferência em temperatura ambiente, pelo menos de 7 a 8 copos por dia, assim você mantém suas pregas vocais hidratadas, com melhor flexibilidade e vibração.

Maçã

MAÇÃ-VERMELHA

Além de ter uma grande quantidade de água, é um ótimo adstringente, limpa a garganta, trazendo uma voz mais nítida, agradável, sem nenhum esforço.

Roupas confortáveis

conforto 6_4-480-0

Use roupas confortáveis, evite roupas muito apertadas, pois elas inibem a respiração, prejudica o seu fôlego e atrapalha sua postura.

Dormir Bem

dormir-bem

Descanse pelo menos 8 horas por dia, além de recarregar suas energias, sua voz funciona com mais potência, e tem mais facilidade de voltar ao normal depois que acordar.

Evite Ar-condicionado

 shutterstock_89720392_arcondicionado

Evite ficar muito tempo em ambientes com ar-condicionado, ele compromete a respiração e resseca o aparelho fonador, necessitando de um esforço maior nas cordas vocais.

Não grite e não fale baixo demais

canto tecnica vocal higiene vocal aula de vocal professor de canto

Evite ambientes com muito ruído, ou som muito alto, isso faz perder o controle da audição, fazendo com que aumentamos o volume da voz e falamos com mais esforço. Sussurrar também nessecita de esforço maior, por isso fale normal, em som médio, como é habituado.

Não fume

proibido-fumar-1024x1024

Evite o cigarro, pois pode causar irritação e até provocar laringite. Além do mais ele resseca as cordas vocais, fazendo com que você fique rouco, e precise forçar ainda mais para falar. Estudos comprovam que a maioria dos casos de cancer na laringe é causada em fumantes.

Evite Álcool

Man Covering Whiskey Glass With Hand

Muitos dizem que o álcool ajuda a aquecer a voz, mas na verdade esta sensação é em decorrência da anestesia na região da faringe. Porém esta anestesia reduz a sensibilidade, que faz com que não percebemos os abusos vocais cometidos.

Poupe a voz quando estiver doente

shutterstock_118647259_doente

Se estiver rouco devido a um resfriado ou uma infecção, evite falar, isso pode irritar ainda mais a garganta, e demorar ainda mais para curar.

Alimente-se corretamente

saudavel

Evite alimentos que causam má digestão e azia, pois pode ocorrer o refluxo gástrico que é ácido e pode irritar a garganta. Evite também bebidas gaseificadas momentos antes de usar a voz, pois pode causar alguns desconfortos. É muito importante também mastigar bem os alimentos, e evitar ficar muito tempo em jejum.

Fonte: hypescience/ clubedafala/ minhavida/ C.O.M.

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Cuidados para manter sua Voz Saudável