Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos viajar violao cuidados

Publicado em maio 28th, 2013 | por Mundobends

Como proteger e cuidar do Violão em Viagens



Há inúmeros músicos que estão constantemente em viagem, e há aqueles que mesmo nas viagens de férias não deixam de levar seu violão junto. Até por que curtir os dias de folga e de passeio com uma roda de amigos, seja no campo, na praia, no parque ou em qualquer outro lugar, é muito bom. Mas para que não haja arrependimentos depois das férias, você deve tomar alguns cuidados com o seu violão.

Transporte

Quando vamos viajar, o primeiro detalhe que devemos nos atentar é o transporte do violão, já que um mal transporte pode causar sérios danos ao instrumento.  Mais de 90% dos violões são feitos de madeira e o mau transporte pode ocasionar um trabalho maior da madeira de nosso violão, empenando assim o braço e deformando muitas vezes o corpo do violão.

Por isso devemos cuidar bem onde e como transportamos o violão, pois devido ao excesso de carga muitas vezes acabamos colocando peso sobre o instrumento ou acomodando ele de uma forma errada.

Se possível, transporte o seu violão dentro de um case de preferência térmico. Caso você não tenha um, coloque-o dentro de um bag e acomode-o de forma que nada o pressione. Outra dica importante é não apoiar seu violão com o braço, pois isso pode empenar o mesmo.

Durante a utilização

Como é gostoso sentarmos à beira-mar ou em uma praça num dia de sol com a galera e tocarmos nossas músicas preferidas no violão, não é? Certamente isso faz bem para nós, mas para o violão isso pode se tornar um problema ao longo do tempo se não tivermos os cuidados necessários.

A madeira do violão sofre mudanças em sua estrutura quando entra em contato com altas temperaturas, fazendo com que ele empene o braço e sofra avarias em seu corpo, que podem influenciar na sonoridade e afinação.

Para que isso não aconteça só há uma coisa a ser feita: procurar por uma sombra embaixo de alguma árvore, de um guarda-sol ou de algum lugar onde a influência do sol não seja tão significativa. Com relação à temperatura, evite deixar seu violão dentro do carro exposto ao sol (a não ser que você tenha um case térmico), pois a temperatura dentro de um carro também acaba avariando o seu violão.

Limpeza

Se você for levar o seu violão para a praia, por exemplo, certifique-se de mantê-lo sempre limpo. A maresia que vem do mar pode acabar com as tarraxas e afetar também a madeira do seu instrumento.

A umidade do mar também pode deixar o som do violão bem abafado, então é melhor ter sempre sílica no seu case. Você encontra saquinhos de sílica em lojas de produtos químicos. Além disso, não se esqueça de sempre lavar as mãos antes de tocar, pois o sal da água do mar que estiver na sua pele pode danificar as cordas. Quando a roda de música acabar, limpe bem as cordas com uma flanela seca e guarde o seu violão de volta no case.

Além disso, só podemos desejar uma boa viagem!

Gentileza Sonotec.com.br/blog

Tags: , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Como proteger e cuidar do Violão em Viagens