Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos

Publicado em janeiro 23rd, 2015 | por Mundobends

0

Breve História do Clarinete



     O Clarinete é um instrumento musical da família dos Sopros, porém o Clarinete conhecido hoje em dia, é resultado de uma complexa e gradativa evolução.

    Sua história começa por volta de 1700, pelo fabricante de instrumentos de sopro, Johann Cristoph Denner e o seu filho Jacob, de Nuremberg, que partiram a ideia de aperfeiçoar a flauta doce, inventando assim um novo instrumento chamado Chalumeau, instrumento de palheta com maior possibilidade de dinâmica que a flauta, o Chalumeau ou Charamela já trazia uma sonoridade muito semelhante ao clarinete, o qual impressionou bastante o público, que para frustração de Denner, contribuiu para a decadência da flauta doce.

    Mais tarde, em 1812, Ivan Muller, considerado a segunda figura mais importante no desenvolvimento do clarinete, apresenta um novo design, este tinha agora 13 chaves, ficando assim, um modelo mais avançado desde o trabalho de Denner.

    Ao longo do século XIX, devido ao talento de vários virtuosos, é desenvolvido a técnica do clarinete. Entre 1839 e 1843, H. Klosé e August Buffet, fundador da Buffet Crampon, adaptaram a mecânica do clarinete ao sistema de Teodore Boehm (sistema de flauta) desde a colocação dos dedos e anéis movéis, nomeadamente, a adição de mais chaves, o que tornou o instrumento mais complexo. Surgindo assim o clarinete soprano actual de 17 chaves do sistema Boehm.

    O clarinete é encontrado em diversas afinações sendo mais comum os em Bb, A, Eb, e o clarinete baixo.

Evolução:

Flauta Doce

flautadoce

Chalumeau
chalumeau

Evolução do Chalumeau

Chalumeaudener

Clarinete Moderno
clarinete moderno yamaha

Onde encontrar?

Você pode encontrar no site da Mundomax.

Fonte: umpoucodaorquesta/ clarineters/

Tags: , , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
Breve História do Clarinete