Error, no group ID set! Check your syntax!

Artigos fender guitarras

Publicado em julho 8th, 2013 | por Mundobends

0

As Imortais Guitarras Fender, Conheça-as



fender logoA Fender já é há muitas décadas referência em guitarras, é o sonho da maior parte dos guitarristas iniciantes, o que não é de se estranhar, já que a marca de guitarra já figurou em mãos de caras como: Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Keith Richards, David Gilmour, Eric Clapton, Muddy Waters… e uma lista de nomes tão grande que dá preguiça só pensar nela.

A Marca foi inaugurada por Leo Fender no fim dos anos 40. A Fender, como chamou, rapidamente passou a ser a primeira fábrica a viabilizar a produção comercial de uma guitarra elétrica em larga-escala. Foi assim que surgiu a Nocaster – também chamada Broadcaster – que originou, em 1951, a mítica Telecaster, a primeira grande guitarra da Fender.

Não bastasse isso, a Fender também criou o Precision Bass – o primeiro baixo elétrico do mundo – tornando mais acessível o power-trio, a pedra fundamental de uma banda e sua combinação clássica: guitarra, baixo e bateria. A portabilidade e acessibilidade dessas duas criações Fender revolucionaram e democratizaram o cenário musical, que na época era dominado pelas big bands.

Finalmente, já em 1954, três anos depois do início da produção da Telecaster, foi lançada a Stratocaster, que se tornou a guitarra mais popular e reconhecida mundialmente, até hoje. Esses dois modelos consagraram a marca e, anos depois, com o lançamento da Jaguar e da Jazzmaster, formaram o que a fábrica Fender designa como “The Big Four” ou “As Quatro Grandes” guitarras da marca.

Fender Telecaster

Guitarra Fender American Standard Telecaster Ash

Foto: Guitarra Fender American Standard Telecaster Ash

A Telecaster é a guitarra mais antiga da Fender e pode ser considerada a primeira experiência para se chegar à Stratocaster. Com dois captadores single coil, um a menos que a Strato, e uma chave seletora de três posições, a Telecaster tem uma característica de som mais “magro” e um campo de timbres mais limitado, além de um design de braço e corpo diferenciado.

De um modo geral as Teles soam bem agudas e estridentes, é muito interessante para o Country Texano, ou um rock clássico, com um bom overdrive. Dois nomes antológicos que sempre usaram uma são Keith Richards e Muddy Waters. Keith, do Rolling Stones, conseguiu achar na Tele o timbre para fazer rock ‘n’ roll; e Muddy Waters conseguiu achar o timbre que ele queria para fazer blues. Há inúmeros outros nomes que usaram e usam a telecaster, entre eles temos: Richie Kotzen, Richie Sambora, Albert Collins, Danny Gatton, Jim Root, John 5 e Merle Haggard.

Fender Stratocaster

Guitarra Fender American Standard stratocaster

Foto: Guitarra Fender American Standard Stratocaster

É considerada por muitos a guitarra mais versátil de todas. Soa bem sempre, de qualquer jeito, com qualquer mão, qualquer segmento musical.. essa é, e sempre foi, a premissa da Fender Stratocaster. Uma guitarra pra tocar do Pop ao Metal. Com três captadores single coil e uma chave seletora de cinco posições, a Strato é um instrumento que oferece uma gama infinita de timbres. Porém, sempre brilhante e estalado, característica forte de uma strato.

A Stratocaster tem certamente a maior lista de guitarristas em todo o planeta. Entre eles temos “monstros” como:  o antológico Steve Ray Vaughan, bluesman com uma pegada muito forte e estilo próprio ; Jimi Hendrix, com uma pegada mais leve, com uma criatividade musical monstruosa, com muitas variações de estilo no mesmo som e Buddy Guy, outro bluesman com uma pegada mais melódica e que até hoje usa a Stratocaster.

O número é infinito, mas vamos citar alguns: David Gilmour, Dick Dale, Eric Clapton, Jeff Beck, Robert Cray, Robin Trower, Rory Gallagher, Eric Johnson, Bob Marley, John Frusciante, George Harrison, Ritchie Blackmore, Yngwie Malmsteen, John Mayer, Dave Murray, Tom Morello, Robert Cray, Jimmie Vaughan…

Apesar de ser a escolha de figuras já consagradas, a Fender Stratocaster não é a guitarra mais cara nem a que tem o melhor acabamento ou construção. A verdade é que a Fender tem produtos de todo o tipo, guitarras de impressionante qualidade e modelos mais simples. A posição ocupada hoje pela Fender tem relação não só ao apuro técnico, mas também à sua história e ao fato de ter sido a primeira fábrica a produzir guitarras em larga escala.

Não é por acaso que muitos “fendermaníacos” prefiram os modelos mais antigos. Como qualquer marca, a Fender moderniza suas guitarras e seus equipamentos, mas é comum que as Fender antigas sejam as mais procuradas. Nos Estados Unidos, há lojas que só vendem relíquias, muitas a preços estratosféricos.

Fender Jaguar

Guitarra Fender Classic Player Jaguar Special

Foto: Guitarra Fender Classic Player Jaguar Special

A Jaguar é uma guitarra que tem no design seu maior apelo. Apesar de ter apenas dois captadores, a madeira mais densa e pesada utilizada na construção do corpo amplia a variação de timbres desse instrumento.

Inicialmente popular na Surf Music, na década de 60, ganhou notoriedade a figurar em alguns movimentos do Rock a partir da década de 80. Saindo um pouco da linha tradicional da Fender com timbres brilhantes e estalados, a Jaguar soa mais grave, encorpada.

A guitarra tem menos adeptos que suas irmãs mais velhas, mas já tem ou já tiveram usuários como: Johnny Marr, Kurt Cobain, Win Butler e John Frusciante.

Fender Jazzmaster

Guitarra Fender Classic Player Jazzmaster Special

Foto: Guitarra Fender Classic Player Jazzmaster Special

Podemos sintetizar que a Fender Jazzmaster é para a Jaguar o que a Telecaster é para a Stratocaster. Ela tem o timbre mais magro que a Jaguar, e soa mais estalado também, apesar do design semelhante.

A guitarra em que a Fender menos investiu em Marketing, e consequentemente é meio esquecida no cenário musical. Por isso ela figura bem no Indie, entre grupos como Sonic Youth, Dinosaur Jr e Yo La Tengo. Os guitarristas mais famosos são certamente Lee Ranaldo e Thurston Moore, guitarristas que tem suas Fender Jazzmaster Singnatures.

Fender Mustang

Guitarra Fender Mustang

Foto: Guitarra Fender Mustang

Uma das poucas guitarras de média/curta escala da Fender. Tem um timbre mais sujo e puramente vintage. Ganhou certa notoriedade na década de 90, por um certo uso de Kurt Cobain, que a tinha como guitarra favorita. É usada bastante por músicos de Rock Alternativo, como Billy Corgan.

Tags: , ,


Sobre o Autor

Este post criado e editado pela equipe titular do MundoBends! Caso você queira escrever no blog Clique Aqui e cadastre-se. O Mundobends é um blog sobre o mundo da música, ou dos músicos. Tudo sobre instrumentos musicais, com guias de compra de equipamentos e dicas para músicos iniciantes. Participe!


Seja Gentil, Deixe um Comentário



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para gente, compartilhe este artigo!
As Imortais Guitarras Fender, Conheça-as